Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Sporophilinae
 Ridgway, 1901
Espécie: S. cinnamomea

Nome Científico

Sporophila cinnamomea
(Lafresnaye, 1839)

Nome em Inglês

Chestnut Seedeater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Vulnerável

Fotos Sons

Caboclinho-de-chapéu-cinzento

O caboclinho-de-chapéu-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como caboclinho-goiano e caboclinho-vermelho.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) sporos = semente, sementes; e phila, philos = amigo, aquele que gosta de; e do (latim) cinnamomea, cinnamomeus = da cor do cinamomo, da cor de canela; com origem na palavra grega kinnamon = cinamomo. ⇒ (Ave) da cor da canela que gosta de sementes.

Características

Mede 10cm de comprimento.

Os caboclinhos em geral, na muda de penas, adquirem uma plumagem esmaecida, só voltando ao normal na muda seguinte (anterior ao período reprodutivo), assim como o tiziu (Volatina jacarina). Trata-se do menor pássaro canoro nacional.

As fêmeas dos caboclinhos em geral são pardas e muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem. Os jovens apresentam a mesma coloração das fêmeas.

Alimentação

Granívoro.

Reprodução

Procria na Argentina, Uruguai (possivelmente também em São Borja, Rio Grande do Sul) e ao sul do Paraguai. Migra durante o inverno para o norte do Brasil Central até o sul do Pará. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.

Hábitos

Vive em capinzais, campos limpos e campos alagáveis. A população da espécie encontra-se em declínio pela perda do habitat, situação comum também a outras espécies do gênero Sporophila.

Distribuição Geográfica

Ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Também ocorre na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Referências

Galeria de Fotos